{ Waldorf no Mundo }

A Pedagogia Waldorf é uma referência mundial em Educação. Foi apontada pela UNESCO como sendo o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais. Além disso, atende plenamente ao objetivo do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino do Ministério da Educação ao tratar a gestão democrática da escola, os materiais didático-pedagógicos e a formação do professor como fatores determinantes para a qualidade social da educação.

Atualmente existem Escolas Waldorf espalhadas por todos os continentes, formando a rede educacional independente que mais cresce no mundo. A Federação das Escolas Waldorf no Brasil, fundada em 1998, é a entidade responsável pela congregação das escolas Waldorf espalhadas pelo país, tendo como um de seus objetivos, consolidar a Pedagogia Waldorf na sociedade brasileira.

Cada escola é independente da outra: o que as une é o ideal de concretizar e aperfeiçoar a pedagogia de Rudolf Steiner, visando formar futuros adultos livres, com pensamento individual e criativo, com sensibilidade social e para a natureza, bem como com energia para buscar seus objetivos e cumprir os seus impulsos de realização em sua vida futura.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as melhores universidades costumam aceitar com preferência os ex-alunos Waldorf, pois sabem que se tratam de jovens diferenciados, com uma vasta cultura, com capacidade de concentração e aprendizado, e alta criatividade. Nesse país, que tanto se caracteriza pela praticidade de seu povo e pela liberdade de ensino, houve nos últimos 30 anos uma explosão de escolas Waldorf, que ultrapassam hoje a marca de uma centena.

Links Relacionados:

[ > ] Why Waldorf?

Filme sobre a Pedagogia Waldorf realizado pela escola Waldorf de Marin County, California, no Vale do Silício (legendado).

[ >]  A Educação Proibida

Este bem produzido documentário longa-metragem se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências educativas não convencionais que propõem a necessidade de um novo modelo educativo. (legendado)

[ > ] Questionando a Tecnologia como Professor

Artigo do New York Times reproduzido pela Folha de SP (12/12/2011) que questiona o uso de tecnologia nas escolas, que seriam um empecilho ao desenvolvimento da criatividade, por Kevin Delaney.

[ > ] A Silicon Valley School That Doesn’t Compute

Artigo do New York Times (22/10/2011) sobre tecnologia na educação que menciona a escola Waldorf da Peninsula, no Vale do Silício, onde estudam vários dos filhos de diretores das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo, como Google, Apple e Yahoo, por Matt Richtel.