{ 12 recortes sobre a Waldorf  }

( 1 ) Tradição

A Pedagogia Waldorf existe há mais de 90 anos e é reconhecida e vivenciada no mundo inteiro. A primeira escola foi fundada em 1919 na Alemanha e até o início de 2013 existiam 1026 escolas independentes, 2000 jardins de infância e 646 instituições para educação especial, espalhadas por 60 países. No Brasil, existem 73 escolas filiadas à Federação das Escolas Waldorf no Brasil, além de um grande número em processo de admissão.

( 2 ) Individualidade

A Pedagogia Waldorf considera cada criança única e, portanto, dedica a ela a atenção individualizada requerida por suas características e necessidades particulares. A individualidade é respeitada e encorajada, mas não o individualismo. É fundamental na comunidade escolar o desenvolvimento do espírito de solidariedade e do bem-estar coletivo, para que as crianças possam vivenciá-los e internalizá-los.

( 3 ) Integralidade

A Pedagogia Waldorf considera o indivíduo em sua totalidade, observando – além do desenvolvimento cognitivo – o desenvolvimento físico, emocional, social e espiritual.

​( 4 ) Filosofia

A Pedagogia Waldorf é fundamentada sobre uma visão de mundo humanista que influencia a vida da família Waldorf como um todo, propondo reflexões e oferecendo alternativas ao uso indiscriminado da tecnologia, ao consumismo e ao distanciamento entre o homem e a natureza.

( 5 ) Empresa

A Escola Waldorf Recife é uma instituição sem fins lucrativos. Todo recurso financeiro da escola é reinvestido em seu projeto educacional. Professores da Escola Waldorf Recife são mais bem remunerados do que a média do mercado e, em sua maioria, dedicados exclusivamente à escola.

( 6) Diversidade

​A comunidade Waldorf é bastante diversificada, social e culturalmente, e se une de forma extraordinariamente comprometida e dinâmica em torno de um projeto educacional – ou mesmo de uma ‘visão de mundo’ – onde as crianças são preparadas para a vida: incentivadas no reconhecimento de suas características singulares e de seus potenciais para além do mercado profissional.

( 7 ) Transparência

Todas as instituições enfrentam problemas no dia-dia, no entanto na Escola Waldorf Recife as dificuldades são compartilhadas de forma transparente pela comunidade. Os desafios do projeto Waldorf são enfrentados coletivamente como oportunidade de crescimento para pais e professores.

( 8 ) Chancela

A Pedagogia Waldorf é uma referência mundial em Educação. Foi apontada pela UNESCO como sendo o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais.

( 9 ) Arte

A Escola Waldorf não é uma escola de artes, embora cada aula seja concebida pelo professor como uma ‘obra da arte de educar’. Os conteúdos apresentados são permeados por atividades artísticas pois, a partir da experiência estética e afetiva, o conceito é primeiro vivenciado, para em seguida, ser compreendido intelectualmente. Assim, atividades como desenho, pintura, trabalhos manuais, música, poesia, teatro e etc, além de buscarem um resultado estético em si, são projetadas como instrumentos para o desenvolvimento de habilidades físico-motoras, anímicas e cognitivas.

( 10 ) Espiritualidade

A Pedagogia Waldorf não é associada a uma religião específica, mas considera fundamentais os aspectos espirituais da existência humana. A Escola Waldorf recebe crianças dos mais variadas credos e abraça um currículo amplo de estudo e reconhecimento das culturas e religiões do mundo. Sentimentos e atitudes de respeito, veneração e gratidão em relação à natureza e à humanidade são ricamente vivenciados com as crianças no dia-a-dia da escola.

( 11 ) Tecnologia

A Pedagogia Waldorf não é contra a tecnologia, mas entende que, até o ensino médio, as crianças devem potencializar as oportunidades de interagir com colegas e professores na exploração do mundo material, das imagens e ideias. E que a experimentação e a preservação da criatividade são essenciais no cultivo do amor pela aprendizagem, da curiosidade contínua que se transformará na busca pelo aperfeiçoamento de habilidades em qualquer área do conhecimento humano.

( 12 ) Ordem

A Pedagogia Waldorf não é uma proposta liberal. Consideráveis doses de disciplina são necessárias na prática das atividades diárias da escola. Para fomentar nas crianças a livre expressão e a atuação responsável, educadores Waldorf precisam cuidar da formação de hábitos e ritmos de atividade. E, acima de tudo, promover de forma sistemática o respeito ao próximo e ao mundo, o conhecimento de si mesmo e dos próprios limites.