{ Curso de Formação }

Curso de Formação em Pedagogia Waldorf Recife oferece uma visão ampla e espiritualizada do ser humano em seu desenvolvimento. Através de conteúdos expositivos e vivências artísticas ancoradas na antroposofia, o curso proporciona as bases fundamentais para atuação como educador Waldorf.

O conhecimento da antroposofia, desenvolvida por Rudolf Steiner, no começo do século XX, na Europa, fundamenta toda prática da Pedagogia Waldorf que é apontada pela UNESCO como sendo modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais do nosso tempo.

​Público & Pré-requisitos

Este curso destina-se a todas as pessoas que atuam ou desejam atuar em escolas Waldorf e que são estudantes ou profissionais da área da educação em busca de aperfeiçoamento e/ou especialização. O interessado deve ter idade superior a 21 anos; ter cursado ou estar cursando o ensino superior e ter feito a leitura de algum livro sobre a Pedagogia Waldorf e/ou a antroposofia.

Duração, Formato, Programa & Local

O curso está dividido em 18 módulos presenciais e 13 intermódulos on-line aos finais de semana, ao longo de quatro anos e meio. São quatro módulos presenciais por ano, com duração de 8 dias cada. Os módulos ocorrem em época de férias e feriados: janeiro, Semana Santa, julho e outubro. A carga horária total é de 1.427 horas-aula, sendo 1.260 horas-aula presenciais e 117 on-line e 50 horas de estudo/estágio em escolas Waldorf (sugerido contato e pequena vivência em uma escola pública).

Os módulos são em formato de semi-internato (alimentação inclusa), de sábado a sábado e ocorrem na sede da Escola Waldorf Rural Turmalina, podendo ocorrer atividades em outros locais. A formação se constitui de palestras-aulas, dinâmicas vivenciais e estudos, intercalados com atividades artísticas, e são desenvolvidos em torno de 5 eixos: Fundamentação Antroposófica, Desenvolvimento Humano, Trabalho de Campo, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Certificação*

Concluído o curso, o aluno receberá o certificado de conclusão, reconhecido pela Federação das Escolas Waldorf no Brasil e desde que cumpridos os critérios para obtenção: a participação em todos os módulos; a entrega de trabalhos sobre os temas solicitados; a elaboração do memorial e de um projeto de atuação; a realização de estágio a partir do 2º ano do curso; e estar com as contribuições financeiras quitadas.

* Este curso não substitui a exigência de diplomas específicos para atuação nas diversas profissões.

Temas: Questão Pedagógica como Questão Social, Biografia de
Rudolf Steiner, Teoria do Conhecimento, Trimembração, Quadrimembração, Temperamentos, Os Doze Sentidos e os Sete Processos Vitais, Cosmogênese, Observação Goetheanística, Fenomenologia, Biografia Humana, O Impulso Espiritual das Línguas Estrangeiras, Festas Cristãs, O Impulso Crístico, Filosofia da Liberdade, A Relação do Homem com a Terra: O Trabalho de Campo e o Resgaste da sua Essência, A Construção do Goetheanum e o Congresso de Natal, A Pedra Fundamental, Os Seis Exercícios Colaterais, A Importância do Brincar, Seres Elementares, O Desenho Infantil, Contos de Fada, Desenvolvimento dos Sentidos, A Transição do 1ª para o 2ª Setênio - Fenômenos Atuais, Trabalho com Famílias, Embriologia, A Diversidade na Educação Contemporânea, Inclusão Social, Dificuldades de Aprendizagem, Trimembração do Organismo Social, Antropologia, A Religiosidade na Escola Waldorf, A Matemática e a Língua Portuguesa na Alfabetização dos Três Primeiros Anos Escolares, Os Mitos e as Narrativas, O 4ª e o 5ª Ano Escolares: A Geo-história e a Geometria - o Homem, o Tempo e o Espaço, 6ª ao 8ª Ano Escolar: A Metodologia das Ciências e a Transição para o Terceiro Setênio, O Caminho Interior do Professor, Observação de Criança.

Atividades Artísticas: Desenho de Forma, Aquarela, Euritmia, Modelagem, Ritmos com a Linguagem, Rodas Rítmicas, Músicae Kântele, Trabalhos Manuais, Contos de Fada, Confecção de Mesa de Época, Desenho de Giz de Cera, Desenho de Lousa, Landscape, Trabalho de Campo, História da Arte, Escrita Criativa, Perspectiva e Luz e Sombra, Arte Social, Geometria, Desenho de Observação, Ritmos e Brincadeiras com a Língua Alemã, Arte da Fala, Recitação e Teatro.

Realização & Equipe

Esta formação é promovida pelaAssociação Pedagógica Waldorf do Recife, instituição sem fins lucrativos voltada, principalmente, para a realização e promoção da Pedagogia Waldorf em Pernambuco. A Associação fundou a Escola Waldorf Recife em 1999.A partir de 2009 deu início ao apoio à formação em Pedagogia Waldorf.

A formação ocorre em Paudalho – a 40 km do Recife, no espaço da Escola Waldorf Rural Turmalina, tendo o apoio desta escola, da associação Vila Verde Turmalina e da Escola Waldorf Recife.

O Curso de Formação em Pedagogia Waldorf Recife é reconhecido pela Federação das Escolas Waldorf do Brasil.

Coordenação Pedagógica: Kátia Galdi - docente em cursos de formação de professores Waldorf no Brasil. Foi tutora em escolas Waldorf nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil e atualmente é tutora de escolas no Uruguai. Ministra cursos e palestras no Brasil e no exterior (Uruguai, México, Canadá e Portugal), sobre o desenvolvimento humano, arte social, a importância do movimento e da arte como atividade integradora e harmonizadora no desenvolvimento da criança, em especial o desenho de formas. Escreveu três obras, sendo duas literárias, e seu último trabalho é fruto de uma investigação acadêmica sobre a relação do desenho de forma no processo de aprendizagem em crianças do ensino fundamental.

Coordenação Local: Maria Júlia Sette, Educadora infantil Waldorf há 10 anos, colabora com a coordenação desta formação desde 2013, quando iniciou na turma II. É pedagoga, jornalista e fundadora do Jardim Casa de Sofia, em Aldeia-PE.

MAIS INFORMAÇÕES:
(81) 99994-3214 | curso@escolawaldorfrecife.org