{ A Pedagogia }

Origem
A Pedagogia Waldorf foi introduzida pelo austríaco Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha, inicialmente através de uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória, daí seu nome. Distinguindo-se por ideais e métodos pedagógicos até hoje revolucionários, ela cresce continuamente e hoje conta com mais de mil escolas independentes e 2 mil jardins da infância no mundo inteiro.

Fundamentos

Cada Criança é Única. A Pedagogia Waldorf baseia-se no respeito à individualidade de cada criança e no desenvolvimento dos seus próprios talentos e capacidades, levando-se em conta o temperamento de cada um. Esta concepção considera as diferentes características das crianças e jovens em formação.

Tudo a Seu Tempo. A Pedagogia é pautada pelo respeito às fases de amadurecimento dos alunos, cuidando para não estimulá-los e sobrecarregá-los com conteúdos que ainda não têm maturidade física, emocional e intelectual para absorver e praticar, mesmo se mostrando capazes de responder, se estimulados. As aptidões e conhecimentos são introduzidos quando os alunos estão prontos para adquiri-los, o que lhes assegura a qualidade e a consistência dos aprendizados.

Querer, Sentir, Pensar... O ensino Waldorf estrutura-se na constituição orgânica, sistemática e gradual de três aspectos do desenvolvimento das crianças e jovens – o volitivo (querer/fazer), o emotivo (sentir) e o cognitivo (pensar), respeitando as idades de amadurecimento de cada um.