top of page

{ Atividades }

Educação Infantil

A Educação Infantil Waldorf está consolidada através do Maternal (2 a 3 anos) e Jardim de Infância (4 a 6 anos), com opção de período integral todos os dias (tardes lúdicas).

 

É na infância, entre zero e sete anos, que se formam as bases do desenvolvimento humano: por imitação, a criança aprende a andar, falar, pensar e respeitar o mundo. Ela precisa ter confiança no ambiente que a cerca e, por isso, as salas de maternal e jardim de infância remetem ao aconchego do lar – quintal com árvores, horta, brinquedos de materiais naturais…



Em seu próprio ritmo, a criança aprimora a linguagem oral com cantos, rodas e versos. A motricidade ampla é experimentada em brincadeiras de quintal, pular corda, subir em árvores. Pinturas, desenhos e trabalhos manuais propiciam a motricidade fina. Conceitos éticos são vivenciados em contos de fadas, nas comemorações das festas do ano e nas relações com adultos e demais crianças.



Ensino Fundamental I
Além de atender ao currículo do MEC, as crianças do Ensino Fundamental I vivenciam aulas de música, trabalhos manuais e línguas estrangeiras.

A proposta Waldorf é educar crianças para que se tornem jovens aptos a enfrentar a vida com coragem, alegria e ideias inovadoras. Todo o ensino é acompanhado por atividades artísticas, cuidando-se da adequação às necessidades evolutivas desse ser em desenvolvimento. O aluno é convidado a se apropriar dos conhecimentos cognitivos e a se interessar pelas matérias curriculares. Primeiro experimentar, observar, descrever, depois aprender: desta forma, a profunda e efetiva compreensão dos fenômenos é possível.



Ensino Fundamental II

Tudo a seu tempo. Este é um dos pilares da pedagogia Waldorf. Em 2020 realizaremos também o Ensino Fundamental II em nossa Escola, como fruto do crescimento amadurecido de 20 anos de amor à educação e confiança na humanidade.  

Além dos conteúdos exigidos pelo MEC, os jovens do Ensino Fundamental II têm a oportunidade de vivenciar uma grade ampliada de matérias, que se relaciona com o desenvolvimento físico-anímico desta fase de vida.

O currículo do sexto ao oitavo ano é formulado para prover experiências que se encaixem na nova habilidade e forma de pensar dos estudantes: a compreensão a partir da razão, da lógica. As relações de causa e efeito são intensamente vivenciadas e, assim, exploradas nos temas curriculares. O mundo, para o jovem, passa a se delinear em termos absolutos entre o certo e errado, e este passa a observá-lo a fim de reconhecer o que o mundo lhes pede. Inicia-se o treinamento consequente da observação e descrição para se chegar à descoberta dos princípios e leis que a tudo regem. Física, Química, Geometria, Astronomia, Mineralogia, História...

Desenvolver esta capacidade de compreensão torna as disciplinas do Ensino Fundamental II um caminho para que os estudantes sigam para o mundo com ética, compaixão e coragem.

Tardes Lúdicas

(3 a 6 anos – Segunda à Sexta, 14h às 17h)
Durante as tardes, crianças podem desfrutar de um ambiente especialmente planejado para a experiência lúdica. Seguindo os princípios da Pedagogia Waldorf, e respeitando os ritmos da criança, que naturalmente diminui de intensidade a partir do meio dia, atividades incluem jogos populares, contação de histórias, músicas, versos, teatro, e um lanche elaborado a partir de alimentos naturais e integrais, às 16h. Crianças experimentam também atividades culinárias, artísticas (aquarela e giz de cera de abelha) e trabalhos manuais (a partir de 5 anos), além de brincadeiras livres em sala de aula e no parque, sempre que possível, utilizando brinquedos confeccionados a partir de materiais naturais como madeira e cerâmica. Turmas são acompanhadas por uma pedagoga Waldorf, orientada e supervisionada regularmente por uma tutora de nosso corpo pedagógico.

Outras Atividades
A Escola Waldorf Recife oferece atividades complementares abertas ao público em geral.

 

Capoeira
Crianças (a partir de 7 anos) – Segundas e Quartas, 14h30 às 16h



Trabalhos Manuais

Jovens e Adultos – Terças, 8h às 11h (atividade gratuita)



Para conhecer nosso espaço ou obter mais informações, envie um e-mail para secretaria@escolawaldorfrecife.org, ou agende sua visita através da secretaria da escola, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.



​​​

bottom of page